18 julho 2012

Encontrei um pinguim na praia. O quê devo fazer??


Texto e fotos: Diana Levacov.

Nos últimos dias várias notícias foram publicadas sobre resgate de pinguins no litoral do estado do Rio de Janeiro, tanto na areia quanto no mar. Os pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) têm nos visitado durante o inverno nos Estados costeiros, desde o Rio Grande do Sul até a Paraíba. O público, no entanto, não sabe como tratar e a quem encaminhar os animais resgatados. Saiba mais sobre essa espécie, clicando aqui.

Informamos que o Centro de Recuperação de Fauna Silvestre da Universidade Estácio de Sá (Cras/Unesa) está recebendo e tratando dos pinguins resgatados. O contato do Cras/Unesa é crasunesa@gmail.com e, ali, um "exército" de estagiários de biologia e medicina veterinária, com seus professores, está mobilizada na operação para a reabilitação dos pinguins. Para o transporte dos animais até lá é necessário entrar em contato com a Patrulha Ambiental (ou órgão semelhante) da Secretaria de Meio Ambiente municipal, com outros órgãos ambientais (como Ibama ou Inea) ou com o Corpo de Bombeiros mais próximo do local do resgate. Posteriormente ao tratamento, os pinguins serão enviados ao Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) na cidade de Rio Grande/RS, onde serão devolvidos ao alto mar. 

Abaixo, divulgamos o cartaz explicativo da Universidade Estácio de Sá que foi publicado recentemente e, mais abaixo, um folheto explicativo da Superintendência do Ibama em São Paulo, divulgado em anos anteriores. 


Clique nas imagens para ampliar.


Para baixar este arquivo, clique aqui.





Para baixar a 1ª parte do folheto, clique aqui.


Para baixar a 2ª parte do folheto, clique aqui.




Notícias relacionadas: 


Pinguins que chegaram ao Rio vão ajudar a localizar vazamento de óleo (Folha de São Paulo, 18/07/2012).


Bombeiros resgatam pinguins no RJ (AmbienteBrasil, 05/07/2012).


Patrulha Ambiental resgata pinguins nas praias do Rio (Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro, 03/07/2012).


Em cinco dias, quase 40 pinguins são recolhidos na orla do Rio (G1, 03/07/2012).





Pinguins no banho de sol na Universidade Estácio de Sá.





Mais e mais pinguins.


Piscina de reabilitação.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe sua opinião sobre esta postagem aqui:

* ruim
** regular
*** boa
**** muito boa
***** excelente